Algumas formas de divulgar o serviço de Personal Training?

Personal Trainer em início de carreira
2 de fevereiro de 2020
PERSONAL TRAINER: SAIBA AS DIFERENÇAS ENTRE OS TREINOS FEMININO E MASCULINO
29 de março de 2020
Show all

O seu produto principal é o serviço de personal training. Como será que você divulga e vende isso?  Eu percebo que muitos profissionais de Educação Física que atuam como personal trainer, sofrem quando viram profissionais liberais, e tem que atrair e captar clientes. Não é fácil, exige investimento de dinheiro e tempo, afinal para destacar-se nessa área, ter cliente, ofertar o serviço e superar a concorrência é algo que precisa ser feito constantemente e direcionado para o público-alvo. E se você está começando ou já tem uma década atuando como personal trainer, creio que poderá adaptar essas ações de marketing que eu faço para me manter ativo no mercado até hoje.

Essas ações de marketing que agora são sugestões para você, são experiências que tive ao longo dos meus 31 anos de carreira profissional em que serviram e ainda servem para promover meu portfólio de serviços.  Creio que você poderá adaptar e pôr em prática ao final da leitura, independente onde mora ou da sua realidade e momento profissional

Marketing pessoal e profissional – é uma questão importantíssima que muitos profissionais de Educação Física que atuam como personal trainer erram. Lembre-se que o marketing pessoal e profissional (eles estão relacionados), é uma estratégia usada para vender a imagem, e influencia a forma como as outras pessoas olham para a sua imagem, e isso está ligado a vários fatores como: aparência, comunicação, postura profissional, conduta, higiene, criatividade, inovação, otimismo, empatia, ética, integridade, persistência, paciência entre outros.  Sugiro que você crie um uniforme para usar nos seus atendimentos, ou seja, use roupas com sua marca e/ou neutras. Sempre esteja bem vestido (use o que você tem de melhor), confiante e sorrindo. As pessoas reparam nisso. Também tenha em mãos o seu material de apresentação profissional offline e online. Isso causa uma ótima impressão.

Divulgação do serviço de personal training– Hoje temos inúmeras ferramentas que poderão ajudá-lo na divulgação do serviço de personal training. Lembrando que para cada público-alvo tem uma que irá funcionar melhor que a outra. Explore aquela que mais traga resultados.

  • Mídias sociais – atualmente e a febre do momento. Você consegue atingir muitas pessoas de forma instantânea. Dependendo da idade do seu público-alvo o resultado poderá ficar aquém do que espera. Mas você precisa estar presente nas redes sociais mostrando o seu serviço e você, isso é essencial. Para isso é importante você criar conteúdo interessantes (capriche nos posts) e interagir com seu público-alvo tirando dúvidas, questionando e claro, aceitando feedbacks. Serei sincero, nunca obtive nenhum cliente de personal training pelas mídias sociais, porém sempre usei para marcar presença e vender meus livros, cursos, mentorias entre outros produtos (isso funciona bem). Também não exponho meu lado pessoal ou familiar. Uso mesmo como uma ferramenta profissional. Aconselho fazer o mesmo.

“As pessoas querem uma resposta rápida e eficaz, elas usam o primeiro dispositivo que tem em mãos. Computador, tablet ou celular”

  • Google – hoje todos fazem pesquisas na internet quando precisa de algo ou tem alguma dúvida. Advinha qual o primeiro lugar que vão procurar? Acertou no Google. Então eu sugiro que você tenha um website ou blog mostrando e falando do seu serviço de personal training. Isso ajuda nas pesquisas de quem está procurando um personal trainer. Ah! Não esqueça de fazer umas fotografias com qualidade, se possível contrate um fotografo, além de vídeos para inserir tanto website ou blog, como nas mídias sociais. Também é importante que junto das imagens ou vídeos tenha algumas informações como: nome completo, sexo, cidade e UF, endereço de atuação, CEP, celular com DDD e um e-mail. Isso facilita a pesquisa.

70% das informações que um cliente precisa já é encontrado na internet antes mesmo dele fazer o primeiro contato com você!

  • Cartão de negócios ou visita – é uma ferramenta importante, embora alguns o considerem ultrapassado, para clientes com idade acima 50 anos, funciona superbem, para os mais jovens usamos o cartão digital. É importante ter os dois, pois a falta dele causa mal impressão. Engraçado que muitos colegas ainda não possuem nenhum deles.

Networking – fundamental quando se quer conquistar novos clientes, pois indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. O objetivo do networking é ampliar as suas oportunidades de sucesso profissional. Então ter e manter contato é muito importante. Lembre-se que precisa conhecer e identificar as necessidades e interesses das pessoas, além de entender de qual maneira você poderá ajudá-los. Saiba que sempre há pessoas te observando, portanto, sorria e tente conversar com todos que cruzarem o seu caminho, assim logo comentarão sobre o que você faz para outros indivíduos (você precisa ser lembrado quando surgirem oportunidades profissionais que exijam as competências que você possui). Sugiro que participe de diferentes tipos de eventos fora da sua área, onde tenha mais o perfil do seu público-alvo. Estimule os seus clientes a falar de você. Como? Muito simples. Lembre-se que para seus clientes numa sessão de treinamento personalizado sempre haverá desafios e isso costuma gerar comentários positivos com os amigos, conhecidos e familiares sobre as dificuldades e conquistas, entendeu? Isso gera curiosidade e indicação de todos.

Parceria – significa fazer união ou cooperação com um público estratégico e pode ser uma empresa, pessoa ou grupo que tem interesse no seu serviço de personal training, trazendo algum tipo de benefício a todos eles. Sugiro que faça contatos e se apresente para outros profissionais da área de saúde, como também a lojas de materiais esportivos, de produtos naturais e clínicas de estética. Você precisa explicar e mostrar a eles o que você faz com excelência, o local que você atende, o público-alvo que interessa, além de entender de qual maneira você poderá ajudá-los mutuamente. Uma coisa e certa, muitos resultados são alcançados quando trabalhamos em parceria, unindo o que há de melhor de cada parte.

Essas foram algumas sugestões de como divulgar o serviço de personal training, assim que você começar utiliza-las logo perceberá os resultados. Então não perca tempo. Mãos à obra!

Referência Bibliográfica

https://www.metodorav.com.br  – Curso online para personal trainer – Luiz Antonio Domingues Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *