Efeito de programas de treinamento físico personalizado sobre relação cintura quadril (RCQ), circunferência abdominal (CA), massa corporal (MC) e percentual de gordura (%G) em mulheres.

Como implantar um estúdio de personal training.
9 de novembro de 2014
Efeito de programas de treinamento físico personalizado sobre indicadores da composição corporal em mulheres.
9 de novembro de 2014
Show all

RESUMO

O objetivo do estudo e verificar o efeito de programas de treinamento físico personalizado sobre a relação cintura quadril (RCQ), circunferência abdominal (CA), massa corporal (MC) e percentual da gordura (%G) em mulheres adultas saudáveis e fisicamente ativas durante quatro meses. A amostra foi composta por vinte e um indivíduos do sexo feminino (N = 21), dividido em dois grupos. Grupo A, onze sujeitos (N=11) com média de idade de 39±8,6 anos. Grupo B, dez sujeitos (N=10) com média de idade de 46,2±12,4 anos. Todas já participavam dos programas de treinamento físico personalizado da In Forma – Centro de Atividade Corporal, na cidade de Santos, estado de São Paulo, por pelo menos um ano consecutivo. Os sujeitos tinham uma freqüência de duas vezes (Grupo B) e de três vezes (Grupo A) por semana de treinamento físico personalizado, sendo estes realizados em dias alternados, com duração de 60 minutos por sessão, e não apresentavam nenhum problema de saúde aparente e nem uso de medicamentos controlados nos últimos seis meses anteriores ao experimento. A amostra foi submetida à avaliação, antes da sessão número 01 e após as sessões número 32 (Grupo B) e 48 (Grupo A). Os dados foram estatisticamente analisados através do teste “t” de Student dependente (intra grupos) e independente (entre grupos) para análise das variâncias entre as duas avaliações, baseado em um nível de significância de p<0,05. Apesar de não encontrar diferenças estatisticamente significativas, os resultados obtidos nos dois grupos (A e B) são semelhantes, o que pode ser considerado favorável por que foram alcançadas apenas com programas de treinamento físico personalizado, sem acompanhamento nutricional.

Referência Bibliográfica
DOMINGUES FILHO, L.A; RIBEIRO, A.P; PEREIRA, C.A. Efeito de programas de treinamento físico personalizado sobre relação cintura quadril (RCQ), circunferência abdominal (CA), massa corporal (MC) e percentual de gordura (%G) em mulheres.-Livro de memórias do 5º Congresso Científico Norte Nordeste. v. 5. p. 64-71, 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *