Motivos e benefícios psicológicos que levam os indivíduos dos sexos masculino e feminino a praticarem o ciclismo indoor

Motivos que podem levar os indivíduos dos sexos masculino e feminino a desistirem da prática do ciclismo indoor na cidade de santos, SP.
9 de novembro de 2014
Efeito de um programa de exercícios proprioceptivos no equilíbrio postural de mulheres adultas saudáveis e fisicamente ativas
9 de novembro de 2014
Show all

RESUMO

Este estudo teve como objetivo identificar os motivos e os benefícios psicológicos que levaram os indivíduos de ambos os sexos (57 homens e 111 mulheres), a praticarem o ciclismo indoor na cidade de Santos / SP. O instrumento utilizado para coleta de dados, foi um questionário de opinião duplicada, onde cada um relacionava 05 opiniões para os motivos e 05 para os benefícios psicológicos. Os principais resultados obtidos com relação aos motivos de homens e mulheres para a prática do exercício foram: prazer na atividade física, melhora da estética, melhor condicionamento físico e qualidade de vida. Houve diferenciação em 02 motivos: socialização para os homens e realização pessoal para as mulheres; quanto aos benefícios psicológicos: auto-estima aumentada em função de: alterações do peso e apetite, bem-estar físico, disposição para atividades diárias, alívio da tensão e descontração. A conclusão deste estudo mostrou que a prática do ciclismo indoor está relacionada à promoção e manutenção do bem-estar físico e psicológico, e conseqüentemente, à melhora da qualidade de vida.

Referência Bibliográfica
DESCHAMPS,S.R; DOMINGUES FILHO, L. A. Motivos e beneficios psicologicos que levam os individuos dos sexos masculino e feminino a praticarem o ciclismo indoor. Revista Brasileira de Ciência e Movimento,Vol.13 Nº2, Pag.27-32, 2005.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *