Os aspectos psicológicos da personalidade e da motivação no voleibol masculino de alto rendimento.

Quais os motivos que levam os indivíduos a procurar e contratar o serviço de um Personal Trainer na cidade de Santos, SP.
9 de novembro de 2014
Consequências de exercícios físicos mal feitos
9 de novembro de 2014
Show all

RESUMO

Este estudo teve como objetivo identificar os aspectos psicológicos da personalidade e da motivação que podem influenciar o comportamento de atletas de alto rendimento. Foi realizado com 6 atletas de voleibol masculino adulto. A análise foi de cunho qualitativo, utilizando-se os métodos da entrevista semi-estruturada (questões sobre pensamentos, sentimentos e atitudes em relação a si mesmo e ao ambiente esportivo; e sobre algumas variáveis dos aspectos psicológicos da personalidade e da motivação) e observação direta do comportamento verbal e não-verbal dos atletas durante a competição. Principais conclusões: – a importância de o atleta estar ciente dos pensamentos, sentimentos e atitudes em relação a si mesmo e ao ambiente que o cerca, para qualquer mudança necessária em si mesmo e nas suas relações; – como os aspectos psicológicos estudados influenciaram no comportamento, o atleta buscar um equilíbrio certo e próprio nestes, contribuindo assim de forma mais positiva no seu modo de agir, refletindo no seu desempenho.

Referência Bibliográfica
Deschamps, S.R; Rose Junior, D. – Os aspectos psicológicos da personalidade e da motivação no voleibol masculino de alto rendimento. – http://www.efdeportes.com ; Revista Digital, Buenos Aires; Ano 10, N° 92, Janeiro de 2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *