Quais os motivos que levam os indivíduos a procurar e contratar o serviço de um Personal Trainer na cidade de Santos, SP.

Programa de exercícios físicos personalizados e os fatores limitantes
9 de novembro de 2014
Os aspectos psicológicos da personalidade e da motivação no voleibol masculino de alto rendimento.
9 de novembro de 2014
Show all

RESUMO

O titulo Personal Trainer e sinônimo de profissional capacitado e competente que possui conhecimentos científicos é e capaz de realizar trabalhos em prol da saúde. O objetivo desse estudo foi averiguar os motivos que levam os indivíduos a procurar e contratar o serviço deste profissional de Educação Física, que atua como professor particular de avaliação e prescrição de atividade física personalizado. A amostra foi composta de 30 clientes (20 ou 66,66% de mulheres e 10 ou 33,34% de homens = 38 ± 13,8 anos ), todos residentes na cidade de Santos, litoral paulista, que já participavam de treinamento personalizado há pelo menos um mês, com frequência de duas a três sessões de treino por semana. O trabalho foi desenvolvido com base numa pesquisa em forma de entrevista e a identificação dos sujeitos não foi solicitada. Os resultados mostraram que os entrevistados, optaram pelo serviço de um Personal Trainer, devido à comodidade, local, qualidade e eficiência do serviço superior aos que as academias da cidade de Santos, tradicionalmente oferecem. Todos afirmaram, que avaliação física feita pelo Personal Trainer, antes, durante e após o inicio do treinamento programado, auxiliava na correta prescrição e direcionamento dos diferentes conteúdos de treinamento, criando assim, um aspecto psicológico de fundamental importância para eles: motivação. E ainda, que interação entre o Personal Trainer com outros profissionais da área de saúde (medicina, nutrição, fisioterapia e psicologia), contribuía no sucesso do Personal Training, e melhorava o reconhecimento e respeito da sociedade local. Verificou-se que a maioria (24 ou 80%), contratou o seu Personal Trainer por indicação de profissionais da área de saúde ou por comentários positivos de outros clientes satisfeitos, e uma minoria (06 ou 20%), por anúncios em classificados de revistas ou jornais. Concluiu-se que a procura e a permanência de um cliente com um Personal Trainer na cidade de Santos, esta relacionada ao profissionalismo e qualificação universitária, envolvimento com outros profissionais da área de saúde (trabalho multidisciplinar), relacionamento com a sociedade e a forma criativa de divulgação do seu serviço.

Referência Bibliográfica
DOMINGUES FILHO, L. A. – Anuario del Congreso Sudamericano FIEP y Septima Jornada de Educacion Fisica del Mercosur – Córdoba, Argentina. Pág. 35, 2001.

1 Comentário

  1. elessandro disse:

    Muito bom… Sucesso! Pesquisa estimulante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *